ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

terça-feira, 22 de junho de 2010

TRANSMISSÃO TAREFAS 2010-2011







































Com a presença de vários companheiros e outros clubes, do governador eleito para o ano 2010-2011 companheiro Joaquim Esperança, a presença do companheiro Horácio Brito e da Mara Duarte como, membros da Fundação Rotária Portuguesa, da companheira past-governadora Teresa Mayer e ainda o presidente da câmara municipal de Sesimbra, o arquitecto Augusto Pólvora, reunimos ontem no hotel Sana-Sesimbra para a cerimónia festiva da transmissão de Tarefas e apresentação da nova equipa para o ano 2010-2011.
Durante o jantar, algumas intervenções de companheiros e companheiras que quiseram manifestar o prazer de estar entre nós assim como reconhecer o trabalho desenvolvido pelo nosso clube nos últimos anos, não só na comunidade, mas também no Distrito 1960. Ao usar da palavra , o governador Joaquim Esperança, realçou o trabalho e dedicação que a nossa companheira Teresa Mayer tem dedicado ao movimento e ao distrito, tendo reconhecimento internacional pelo próprio RI, destacando as inúmeras facetas que a companheira se envolveu ao longo da sua governadoria e após esta. O presidenta da câmara realçou a parceria que tem desenvolvido nos últimos anos com o clube e mantém a vontade de continuar a trabalhar conjuntamente com o clube no apoio á nossa comunidade.
O companheiro presidente em exercício Joaquim Diogo, fez uma pequena sinopse do trabalho desenvolvido pelo clube, falando ainda que superficialmente, nos vários desafios, externos e internos que o clube tem vindo a ter nos últimos anos, com o agravamento das condições de vida de muitas famílias da nossa comunidade , assim como a falta de novos elementos no clube para dar resposta a todos os desafios. Após a troca de lugar do colar e pin de presidente o "novo" presidente do Rotary Club de Sesimbra, Luís Ferreira, num discurso conciso mas certeiro, vem apresentar não só as suas esperanças, mas também as expectativas que este clube tem para o próximo ano rotário, dizendo que conta com todos os companheiros para levar os projectos do clube a "bom porto". Deixo aqui o seu discurso:
"Nas pessoas do senhor presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, arquitecto Augusto Pólvora, e do governador eleito do Distrito 1960 – Ano Rotário 2010/2011, companheiro Joaquim Esperança, saúdo a mesa e todos os presentes.

Bem-vindos e estimados.

Vou procurar ser breve, pois como tudo na vida, o optimismo da acção é melhor que o pessimismo do pensamento. E de acções é que o mundo precisa.

Para mim, Rotary é um rio. Um rio de vida.

Da nascente da comunidade saem os riachos e os ribeiros, presentes em cada um de nós, até que nos encontramos, todos, no rio que é o Rotary Club, o qual segue o seu caminho até chegar ao grande mar, que é o Rotary.

Daí, e tal como o ciclo da água que as crianças aprendem na escola, este encarrega-se de tornar os rotários e as suas acções de novo à nascente, a comunidade.

Fortalecer Comunidades – Unir Continentes.

O lema deste ano rotário.

As metas de Rotary para 2010/2011, propostas pelo presidente de Rotary Internacional, Ray Klinginsmith, vão incidir na Erradicação da Poliomielite e nos Programas para a Juventude.

Os seus enfoques são:

- Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos.

- Prevenção e Tratamento de Doenças.

- Recursos Hídricos e Saneamento.

- Saúde Materno-Infantil.

- Educação Básica e Alfabetização.

- Desenvolvimento Económico e Comunitário.

O Rotary Club de Sesimbra, com os seus dezanove anos, atingiu a maioridade… temos idade para votar, para irmos à tropa, para termos juízo… mas sobretudo, para termos uma presença activa e construtiva na nossa comunidade.

Para além de dar continuidade aos projectos já existentes, desde a Universidade Sénior às bolsas de estudo e aos cabazes de Natal, vou dedicar um olhar muito especial, a conselho do presidente Ray Klinginsmith e do governador Joaquim Esperança, a dois enfoques particulares:

- Saúde Materno-Infantil.

- Educação Básica e Alfabetização.

Mas o Luís Ferreira não é o Rotary Club de Sesimbra, e o Rotary Club de Sesimbra, não é o Luís Ferreira.

O Luís Ferreira faz parte do Rotary Club de Sesimbra, este ano com uma responsabilidade acrescida, mas conto com a presença, empenho e espírito de serviço dos restantes companheiros do clube, uns aqui presentes, mas outros, por motivos pessoais e profissionais, ausentes. Mas conto com todos.

Peço que se levantem todos os companheiros do clube, hoje aqui presentes:

Armando Miranda, António Cambim, José Embaixador; João Taborda; Carlos Vidinha; Manuel Augusto; José Rodrigues; José Martins; Carlos Sargedas; Fidelino Pereira; Joaquim Diogo; Teresa Mayer.

Companheiros, amigos, amigas.

Rotary tem objectivos. O movimento rotário tem metas.

Para todos nós, o ano rotário 2010/2011 vai ser vivido de forma quadrupla, a nossa prova:

- Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1) É a VERDADE!

2) É JUSTO para todos!

3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES!

4) Será BENÉFICO para todos!

Votos de bom ano, um ano de Esperança."

Luís Ferreira

Presidente do Rotary Club de Sesimbra

Ano Rotário 2010/2011

2 comentários:

  1. Olá Companheiro
    Excelente iniciativa.
    Parabens e vamos continuar.
    Abraço
    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Ferreira

    Votos de Energia e Sucessos no desempenho da sua Presidência.
    Estou certa que será um Excelente Ano Rotário.

    Saudações


    Maria Lucília Baioneta

    ResponderEliminar