ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HOMENAGEM MERECIDA

O Prof. Luís Sénica foi o homenageado deste ano do nosso clube.
O seu curriculum profissional é enorme e mostra bem todo o seu trabalho em prol do desporto nacional e Sesimbrense.










Passou por muitos clubes, chegando recentemente a seleccionador nacional de hóquei em patins. Hoje ligado ao Sport Lisboa e Benfica tivemos a presença de um dos seus dirigentes que após manifestar o seu apreço e reconhecimento ofereceu ao clube uma camisola autografada por todos os jogadores, a fim de pudermos obter em leilão alguma verba para ajudar quem necessita.
Luís Sénica também em jeito de reconhecimento ofereceu ao dirigente do Benfica a medalha do Rotary Club de Sesimbra.



















Também foram muitos os amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
No final estava satisfeito e até mesmo sensibilizado, pois apesar de já ter sido várias vezes reconhecido publicamente até pela autarquia e Assembleia Municipal, este tem um valor diferente, por ter sido de um movimento do qual tem acompanhado o seu trabalho aqui na comunidade.










A família reconhecida e orgulhosa também esteve presente, assim como todos nós!

Neste momento final, na pessoa do nosso Homenageado, cumprimento todos os presentes nesta homenagem.
Em Rotary, do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1) É a VERDADE!
2) É JUSTO para todos!
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES!
4) Será BENÉFICO para todos!
Estes princípios, que nós denominamos de Prova Quadrupla, são um dos pilares de Rotary por todo o Mundo. Desde a nossa cadeira de assento na Assembleia Geral da ONU, até ao banco de pedra junto a um poço de água potável no Bangladesh que ajudámos a criar. Eles estão presentes.
Outro dos nossos pilares assenta no reconhecimento de todo o esforço e empenho pessoal, sobretudo, o de homenagem ao Profissional, muitas vezes anónimo, mas que no dia-a-dia, pelo seu labor e pela sua formação ética, se torna um exemplo de sucesso e um guia de caminho certo. Esta é a base da homenagem ao Profissional em Rotary.
No reconhecimento que dedicamos a Luís Sénica, ao Prof. Luís Sénica, estamos a reconhecer o Homem, o constituinte da Família, o formador Social, o líder Desportivo, mas sobretudo, o Profissional, que se liga ao nosso Concelho e à comunidade, ou melhor, comunidades de Sesimbra.
No inicio deste Ano Rotário, disse que o Luís Ferreira não é o Rotary Club de Sesimbra, e o Rotary Club de Sesimbra não é o Luís Ferreira. O Luís Sénica, não é o todo da nossa Comunidade; mas, é um exemplo que apontamos, um exemplo positivo, de perseverança, de competência. E hoje, esses exemplos são necessários.
Laborou cá, mas distinguiu-se fora; um testemunho real, e em primeira pessoa, de que se pode, e podemos, numa Sociedade cada vez mais global, onde a concha da nossa terra acaba por ser o próprio mundo, alcançar as metas e concretizar os objectivos que nos são propostos.
O movimento rotário, na sua génese e quotidiana vivência, um movimento de profissionais, distingue todos aqueles e aquelas que na sua actividade se destacam, e destacam-se como exemplos. Não no sentido de timoneiro de qualquer barco, mas no exemplo do caminho, abrindo rumos para seguir.
A minha relação com o Luís Sénica, até ao momento, era mínima. Cruzei-me com ele na Câmara Municipal de Sesimbra; participei com a Sónia, a irmã, numa actividade de Verão na área da Arqueologia; cruzo-me muitas vezes com o seu pai, o Sr. Luís, nos périplos pelas ruas de Sesimbra; e tive contacto profissional directo, na autarquia, com a mãe, a D. Madalena.
A partir de agora, a minha relação com o Prof. Luís Sénica é outra, a do exemplo, a da experiência de alcançar sucesso “lá fora”, que hoje, é também cá dentro, a da determinação em atingir algo e alcançar algo, a Excelência Profissional.
Esta Excelência. É pedir muito? É querer o impossível?
O impossível é feito de ilusão e do sonho, e por vezes, conseguimos concretizar os nossos sonhos. Aí, calcorreamos esse caminho do impossível, o qual se torna possível, e de muitos possíveis, contribuímos para tornar o mundo melhor.
Este, é também o desígnio, e o contributo, do movimento rotário.
Muito obrigado a todos pela vossa presença.
E mais uma vez, os sinceros parabéns ao nosso homenageado, o Prof. Luís Sénica.

Sem comentários:

Enviar um comentário