ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

sábado, 27 de novembro de 2010

Palestra “Alimentação Saudável – Idade Adulta”, pela Dr.ª Marta Coelho (27/09/2010)

Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a sua selecção alimentar, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa.

Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não tem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do seu dia a dia alimentar.
Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas são alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura, por isso devem ser os “alimentos base” do seu quotidiano. Isto é, a maior parte das calorias que consome diariamente devem ser provenientes destes alimentos de origem vegetal.
Fazer uma alimentação saudável deve ser encarado como uma oportunidade para expandir o seu leque de escolhas e experimentar novos pratos, deste modo enriquece os seus hábitos alimentares e evita que a sua alimentação se torne rotineira e monótona.
Por outro lado, é fundamental procurar obter um equilíbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta, ou seja, não se deve consumir mais energia do que aquela que se consegue gastar, caso contrário haverá acumulação de gordura e aumento de peso! Assim, quanto menos energia gastar no seu dia-a-dia, menos calorias deve consumir, e vice-versa.
A alimentação, entre muitas outras funções, deve; assegura a sobrevivência do ser humano; fornece energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo; contribui para a manutenção do nosso estado de saúde físico e mental; desempenha um papel fundamental na prevenção de certas doenças (ex. obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipo de cancro, etc.); contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Saber escolher e preparar os alimentos é fundamental para uma vida saudável e longa.

A apresentação proferida na Palestra, realizada no dia 27 de Setembro de 2010, teve como principal foco as necessidades de energia na idade adulta, isto é, os valores de energia médios aconselhados para adultos saudáveis, que variam, com o sexo, com o estilo de vida de cada pessoa, com o dispêndio em actividade física, entre outros.
Foi referido de igual forma que a alimentação na fase adulta é voltada, sobretudo, para uma nutrição defensiva, isto é, deverá incluir escolhas de alimentos saudáveis a fim de promover o bem-estar geral, um funcionamento adequado dos sistemas orgânicos durante todo o processo de envelhecimento.
Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que comer um bom pequeno-almoço, fazer uma alimentação variada e consumir frutas e vegetais são o segredo (já há muito sabido) de uma alimentação saudável.
COMER BEM NÃO É COMER MUITO, É COMER DE FORMA INTELIGENTE E SAUDÁVEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário