ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PALESTRA SOBRE AS JUVENTUDES DE HOJE

A juventude não é um conceito universal e imutável, com significados equivalentes em todas as culturas e épocas. É antes uma construção histórica que corresponde a diferentes concepções em momentos distintos de acordo com o contexto político, social, cultural e económico.
A globalização e a modernização têm determinado o desenvolvimento de novas subjectividades na condição juvenil, particularmente visíveis na ampliação dos seus "limites", tanto no sentido ascendente como descendente. Por outro lado, a condição juvenil, para além de se dilatar, diversificou-se bastante. Há muitas, e cada vez mais, maneiras de se ser jovem, ainda que se possam reconhecer traços comuns, tanto no plano da situação social como no plano simbólico, nessa fase do ciclo de vida (Ferreira, 2006).



A incorporação na "sociedade adulta" não é homogénea. É um processo descontínuo, reversível, incerto, condicionado pela escassa relação entre os estudos e o emprego, pela precariedade laboral dos jovens, pela dificuldade em obter habitação própria, etc. Será então pertinente falar de Juventudes de hoje, e essas são essencialmente diversas, de seguida alguns apontamentos sobre essa diversidade e complexidade de ser jovem hoje: 96 Milhões de jovens com idades compreendidas entre os 5 - 29 anos perfazem quase 20% da população total da União Europeia.
Mais de um terço dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, são 'NEETs'* - sigla que designa que não se encontram a estudar, a trabalhar ou em estágio.
59% da população juvenil entre os 16 e os 24 anos, usa diariamente a internet.
De acordo com os resultados preliminares do estudo coordenado por Margarida Gaspar de Matos para o Health Behaviour in School-aged Children, (OMS/2010), sobre estilos de vida dos adolescentes Portugueses, os mesmo demonstram não sair à noite, não fumam, não bebem e começam a vida sexual mais tarde. Na escola não se envolvem em lutas e gostam dos seus professores. Em casa, estão à frente da televisão ou do computador e, talvez por isso, praticam menos exercício físico. o consumo de drogas aumentou ligeiramente entre os adolescentes e jovens portugueses dos 6.º, 8.º e 10.º anos.




Segundo um outro estudo psicossociológico realizado pela Publicis Portugal (2008), os jovens de hoje, estão unidos na procura de serem socialmente responsáveis, do sucesso pessoal e profissional, de terem estabilidade emocional, embora aspirem a ter uma vida cheia de aventuras intensas, liberdade e independência. Vêem menos televisão, fruto de uma vida social mais activa e preenchida, mas essencialmente dão preferência e tempo dedicado à Internet, aos jogos de computador e à música.
Deixo alguns pontos de reflexão sobre as novas demandas e novas formas de participação dos jovens de hoje.
As apropriações juvenis do ideário ecológico; Os novos sentidos do casamento entre “educação e trabalho”; As novas versões das lutas pelos Direitos Humanos; A Arte e a Cultura na construção do espaço público; Os efeitos e as potencialidades das novas tecnologias de informação.



















Foi mais um serão bastante agradável, no Rotary club de Sesimbra. O nosso palestrante, o Dr. Paulo Rato foi nosso homenageado como profissional do ano, há já algum tempo e desta vez veio ao clube fazer uma apresentação na sua área de especialidade de psicologia humana, falando das várias juventudes passadas, presentes e futuras. Trouxe-nos elementos que nos suscitaram alguma discussão e surpresa sobre os dados relevados, da evolução e variação dos diversos "tipos" de juventude e dos diferentes graus de "desvio" e formação que as várias juventudes teem tido ao longo dos últimos anos e gerações. Após a apresentação, mais de uma hora de debate e de perguntas e respostas, mostrou-nos o quanto Há para descobrir e desenvolver nesta matéria. também as várias variações entre a Europa. Portugal e o Conselho de Sesimbra mostraram alguns dados curiosos de interpretação.

Sem comentários:

Enviar um comentário