ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

segunda-feira, 21 de março de 2011

Palestra "A Escola de Hoje e o papel das Novas Tecnologias na Educação.

No dia 21 de Março, acolheu o Rotary Club de Sesimbra uma palestra proferida pelo Eng. Carlos Jorge Mendes Costa, dedica às realidades da “Escola de Hoje”, no âmbito da aplicação das novas tecnologias. O palestrante é licenciado em Física e Química/Ramo Educacional, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1997); fez estágio pedagógico na Escola Secundária de S. Pedro (Vila Real, 1996/97); foi bolseiro do Instituto Tecnológico e Nuclear (1997/98); possui Pós-graduação em Engenharia Física, ramo Física Nuclear Aplicada (2000), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ingressou como Professor no Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Básica 2.3 de Santana-Sesimbra (1998); requisitado pelo Instituto Tecnológico e Nuclear para funções técnicas (1998-2001); regressou à E.B 2.3 Santana, onde lecciona a disciplina de Ciências Físico-Químicas. Participação em vários projectos no âmbito do Programa “Ciência Viva”, na Escola Secundária de S. Pedro e no Instituto Tecnológico e Nuclear. Na Escola Básica 2.3 de Santana foi delegado disciplinar de Ciências Físico-Químicas (2001-2005), coordenador do Departamento de Ciências Físico-Naturais e Matemática (2002-2005), coordenador de Tecnologias da Informação e Comunicação (desde 2006), sendo coordenador do Projecto “De Olhos no Céu”, apoiado pelo programa Ciência Viva (2006). Foi co-autor em trabalhos de investigação, caso de: «Reactor Português de Investigação no Panorama Científico e Tecnológico Nacional 1959-1999. Contributo para a análise de valia dos laboratórios de Estado», «A comparative study for results obtained using biomonitors and PM10 collectors in Sado Estuary».
A sociedade actual vive a um ritmo alucinante. Os alunos que frequentam as nossas escolas apresentam cada vez mais dificuldades de concentração e necessitam de ser constantemente estimulados para se manterem motivados a aprender.


Tradicionalmente, Portugal apresenta uma elevada taxa de abandono escolar, no entanto nos últimos anos tem sido feito um enorme esforço na redução desta taxa. O aumento e a diversificação de ofertas educativas têm contribuído muito neste esforço. A criação de Cursos de Educação e Formação e turmas de Percurso Curricular Alternativo tem possibilitado manter na escola alunos em risco de abandono.


Estas ofertas visam alunos fortemente desmotivados para as actividades escolares e/ou que apresentam dificuldades de aprendizagem, para as quais o ensino regular não consegue dar resposta. Cada vez mais a escola tem de olhar para cada aluno de forma diferente e ser capaz de lhe oferecer uma educação que vá ao encontro das suas necessidades, expectativas e capacidades. Tem ainda de conseguir motivar estes alunos para as aprendizagens escolares e levá-los a reconhecer a importância da sua formação.


Em 2007, o governo lançou um ambicioso projecto intitulado Plano Tecnológico da Educação. De entre os vários objectivos definidos encontra-se o reforço do equipamento informático e de multimédia, bem como a instalação de novas redes, nas escolas básicas do 2º e 3º ciclos e secundárias. Pretendia-se deste modo facilitar a inclusão das novas tecnologias no ensino-aprendizagem, facilitando o seu acesso a professores e alunos.


Embora a implementação deste projecto ainda decorra e apesar dos vários problemas que têm vindo a surgir, já se nota uma melhoria significativa nas condições e no acesso às novas tecnologias. A instalação de internet, computador e videoprojector em todas as salas de aula tem vindo a permitir uma viragem, embora gradual, na forma de ensinar e de aprender. O acesso à internet permite o recurso a poderosas e variadas aplicações, que para além de diversificar as ferramentas ao dispor do professor, podem e devem implicar mudanças didáctico-pedagógicas, com vista a um ensino mais estimulante.


O reforço tecnológico das escolas, decorrente da implementação do Plano Tecnológico da Educação, representa um desafio não só à inovação tecnológica, mas também à prática pedagógica, uma vez que as Tecnologias da Informação e Comunicação constituem uma poderosa ferramenta para ensinar e aprender. O professor de hoje já não se pode limitar a ser um mero transmissor de conhecimentos, mas sim um parceiro no processo de ensino-aprendizagem, orientando os alunos, ajudando-os e dando-lhes ferramentas para conseguirem filtrar a imensa quantidade de informação e recursos actualmente disponíveis.

Tem de ser igualmente capaz de aproveitar os recursos e as ferramentas que as novas tecnologias lhe fornecem para ensinar melhor e motivar mais os seus alunos para as aprendizagens escolares.

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