ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palestra "Escola de Finanças Pessoais”.

No dia 18 de Abril, realizou-se mais uma palestra organizada pelo Rotary Club de Sesimbra, agora proferida pelo Dr. Ricardo Ferreira e subordinada ao tema “Escola de Finanças Pessoais”, onde também foi apresentado o recente livro “Manual das Finanças Pessoais”, da autoria do palestrante e do Dr. João Pessoa Jorge, que por motivos pessoais não pode estar connosco nesta palestra.

O Dr. Ricardo Jorge Rebelo Mateus Ferreira é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, possui Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pelo ISCTE-INDEG. A sua experiência profissional assenta no âmbito da acção dos fundos de investimento e na banca de investimento; concretizou recentemente um projecto de empreendedorismo na área de saúde e geriatria.

Escola de Finanças Pessoais (www.escolafinancaspessoais.com)
Os dias que atravessamos são únicos. Após dois anos de uma severa crise financeira mundial e do agravar da situação económica nacional urge agir e encontrar formas de ultrapassar a tão falada “crise”. Há que inverter determinados paradigmas, alterar comportamentos e mentalidades, adaptando o nosso estilo de vida à realidade dos nossos rendimentos. Em suma, é urgente encontrarmos resposta para a crise de prioridades e valores em que estamos emergidos.
A “Escola de Finanças Pessoais” nasce neste contexto e pretende colmatar as necessidades de formação dos portugueses, com uma abordagem e conteúdo orientados à mudança de comportamentos e atitudes. O nosso desejo é ajudar as pessoas a perceber que a porta da motivação apenas se abre por dentro. Que cabe a cada um de nós definir o rumo a dar à sua vida no sentido de encontrar todas as oportunidades que a “crise” nos oferece.
Sempre orientada à satisfação das suas necessidades, a nossa equipa é composta por formadores de grande qualidade, com experiência profissional relevante (maioritariamente em Banca de Investimento) e sólidos conhecimentos académicos a nível pós graduado, adquiridos nas mais prestigiadas escolas de gestão do país.
Parcerias em vigor: Câmara Municipal; Empresas privadas; Entidade Bancária; IPSS; Escola privada.

Livro “Manual das Finanças Pessoais” (editora Babel - Segunda edição); autoria: João Pessoa Jorge e Ricardo Ferreira; Prefácio: Prof. João Duque; Posfácio: Prof. Abel Mateus.
O manual foi redigido numa linguagem muito simples e acessível, focado em estratégias para a solução dos problemas financeiros das famílias.
O livro é constituído por duas partes: “Os básicos da poupança” e “Os básicos do investimento”, procurando abordar todos os temas essenciais para organização das finanças pessoais e iniciar um processo de investimento sólido e consistente. Pretende-se que o leitor consiga atingir um nível superior de riqueza, que se traduzirá na utilização do seu tempo da forma que deseja, sem preocupações financeiras.
O “Manual das Finanças Pessoais” surgiu para suportar o projecto Escola de Finanças Pessoais. Ao longo do livro, abordaremos os seguintes temas:
Parte I: Os básicos da poupança: Construção do Orçamento; O Balanço; O Negócio Bancário; A taxa de juro, o Banco Central Europeu e a Política Monetária; Escolha do seu banco e e-banking; Como poupar; O descontrolo das despesas; A educação financeira da família; Renegociação de dívidas e consolidação de créditos; Regras e truques de poupança; Plano de acção.
Parte II: Os básicos do investimento: Retorno esperado, risco e liquidez; Perfil do investidor; Gestão do Risco; O desendividamento; As obrigações, certificados do tesouro e depósitos a prazo; As acções, métricas de valor e conselhos práticos; Os fundos de investimento e os ETFs; A gestão de Activos e os fundos de investimento nacionais; O papel do research; Os Planos de Poupança Reforma; Os produtos estruturados, as matérias primas e os mercados cambiais; Investimento Imobiliário; Diversificação da sua carteira; Finanças Comportamentais; A sua estratégia de Investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário