ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

terça-feira, 31 de maio de 2011

Subsídio Equivalente. Constituição de Banco de Apoio com Equipamento Ortopédico.

No dia 19 de Maio recebemos a confirmação, através da Humanitarian Grants Program Staff da Rotary Foundation – Rotary International, que o relatório final respeitante ao Subsídio Equivalente apresentado pelo Clube foi aprovado; concluiu-se assim este Matching Grant destinado à aquisição de equipamento ortopédico para constituição de um banco de apoio gratuito para pessoas e famílias carenciadas no município de Sesimbra.


Este projecto foi constituído pelo Rotary Club de Sesimbra (DR 1960-Portugal) enquanto patrocinador local, e pelo Rotary Club Franca-Imperador (DR 4540-Brasil) enquanto patrocinador internacional, e no mesmo foi também estabelecida uma parceria que envolveu o apoio financeiro da empresa Dagol (Sesimbra) e logístico da Câmara Municipal de Sesimbra.
Os equipamentos foram adquiridos com o apoio da ONG Agape Foundation (Suécia), que os entregou em Portugal, sendo posteriormente elaborado um protocolo entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Centros de Saúde de Seixal-Sesimbra, para a gestão deste banco de apoio, o qual fica à disposição de todos os que tem menores capacidade de mobilidade mas maiores limitações financeiras.


Os rotários participaram neste projecto em três fases:
1.ª. Angariação de financiamento para apoio ao projecto, seja de parceiros locais seja de fundos associados ao Rotary.
2.ª. Programação logística, com o arranjo de espaço e posterior manutenção dos equipamentos junto da Câmara Municipal, e preparação Logistica com a autarquia para vinda do material para Portugal.
3.ª. Criação de condições para a futura gestão, com a elaboração de protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Sesimbra e o Centro de Saúde de Sesimbra, para gestão desta base de apoio.



A criação deste banco de apoios técnicos estruturou uma base de apoio, não só na área da saúde, mas também no apoio social aos mais carenciados, apostando na inclusão das pessoas com mobilidade reduzida e em melhores cuidados paliativos, contribuindo de forma positiva para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas. Através do Protocolo estabelecido entre a Autarquia e o ACES Seixal-Sesimbra, espera-se que este banco de apoio funcione nos próximos anos cumprindo os objectivos a que se propõe, e ao mesmo tempo, potencializando o aumento do numero de equipamentos disponíveis pelo seu alargamento a outros parceiros e maior capacidade de chegar às pessoas e famílias mais carenciadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário