ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO ANO ROTÁRIO 2010-2011



Distintos membros da mesa… estimadas companheiras e companheiros do meu Clube… amigos e amigas dos Clubes, nossos irmãos na vivência rotária, aqui presentes… caros convidados e convidadas.
“A grandeza do que estamos a criar jaz no futuro e não no passado”.
Em 1912, Paul Harris, o fundador do movimento rotário, pronunciou estas humildes, mas expressivas palavras.

Há um ano, as dúvidas e incertezas do Futuro pairavam por sobre o Rotary Club de Sesimbra. Ora, O Futuro é hoje!
As dúvidas fazem parte da certeza. A incerteza faz parte da realização.
«Sê orgulhoso na derrota, sê humilde na vitória”.
Foi o lema que nesse inicio de ano me fazia crer que as dúvidas e incertezas eram a prova da liderança do novo presidente. Eram a afirmação para o Futuro que em Rotary, tal como na vida, o esforço e a dedicação dão os resultados que neles investirmos.
Eu investi. Os que me são mais próximos investiram. O nosso Clube investiu. E hoje, estamos aqui a colher os doces frutos desse investimento.

O Futuro é hoje.
A liderança e a humildade na vitória fazem parte da história comum de todos nós neste Clube, neste ano, em que se assinalam duas décadas de existência e de serviço em Rotary.

Para este Ano Rotário, o nosso governador pediu-nos um ano de oiro. Deixamos-lhe um ano de esperança.
Num Ano em que trabalhámos, não para a comunidade, mas com a comunidade; em que trabalhámos, não para o companheirismo, mas com companheirismo; em que trabalhámos, não para o reconhecimento, mas com conhecimento da nossa acção.

Estabilizámos o nosso Clube, estreitámos velhas e novas parcerias, olhámos para a nossa comunidade, e relemos os princípios base de Rotary...
Assim... Fortalecemos Comunidades.
Incentivámos jovens a conhecerem o mundo, apoiámos a educação e a alfabetização como um direito universal, esforçámo-nos para que os oceanos não fossem barreira para ajudarmos comunidades mais além...
Assim... Unimos Continentes.
Almejamos, dedicamo-nos e conseguimos. Alcançamos quatro continentes:
- Europa, nas acções que desenvolvemos com a nossa comunidade;
- África, no apoio às populações no limiar do deserto em Marrocos;
- América, no apoio às crianças na favela de Caranguejo e na parceria com o Rotary Club Franca-Imperador para o Subsídio Equivalente;
- Oceânia, na participação no Intercâmbio de Grupos de Estudo, com a Filipa Barreiros, e no acolher da equipe Austrália no nosso seio.

Por este empenho, fomos reconhecidos por Rotary International e pela Governadoria do nosso Distrito, com a “Menção Presidencial” e o “Prémio por Realizações Significativas”.
Com modéstia de presidente do Rotary Club de Sesimbra, considero, que somos um melhor Clube no nosso Distrito neste Ano Rotário 2010/2011.

Não só pelas acções concretizadas, mas por tudo o que esta Menção e este Prémio significam. Tal como disse o nosso Governador, fomos o Clube que alcançou as metas propostas pelo presente de Rotary International.
Por outro, ao invés de termos sido o único clube a receber este Prémio no nosso Distrito, que o fomos; somos o clube que representou o Distrito Rotário 1960 na sua obtenção junto de Rotary International, e por tal, somos tidos como exemplo para rotários, rotárias e clubes por todo o mundo.
Mas há sempre algo mais que poderíamos ter feito. Houve que mais precisou da nossa ajuda. Mais situações suscitavam que pudéssemos dar a mão.
Mas, felizmente e como rumo de Futuro, Rotary, não se esgota hoje.
De Rotary International à Rotary Foundation e à nossa Fundação Rotária Portuguesa, mais de um século de acção nos mostra que continuamos.
Como expressou Paul Harris: “A grandeza do que estamos a criar jaz no futuro e não no passado”.

A liderança que evoquei para o meu Clube não buscou incessantemente o reconhecimento. Tivemos agradecimentos e recebemos felicitações, sim.
E sei que não temos o estrelato público.
Mas sei, o que me apraz mais, que temos o publico conhecimento da comunidade pela nossa dedicação, sem parangonas ou cabeçalhos, mas com a liberdade e a capacidade para agir.

Neste momento agradeço, enquanto presidente do Rotary Club de Sesimbra, e enquanto Luís Ferreira, a todos e a todas os que connosco trabalharam nos vários projectos, nas várias acções, nas várias realizações.
Um agradecimento pessoal a todos os companheiros e companheiras do meu Clube que, com maior ou menor disponibilidade, estiveram sempre presentes e contribuíram para as bem-aventuranças e sucessos deste Ano.
Relembro com particular menção a equipe que ao longo do ano me acompanhou: José Martins, vice-presidente; Carlos Sargedas, secretário, José Embaixador, tesoureiro; Joaquim Diogo, protocolo, António Cambim, presidente eleito; e mais recentemente Irene Gomes.
Ao meu governador, pelo espírito altruísta vivido ao longo de todo o Ano, que sem dúvida, foi um exemplo e um azimute que segui.
À Fundação Rotária Portuguesa, parceira inestimável, e que, se por vezes passa despercebida; isto sucede porque ela se dedica prioritariamente a realizar, sonhos e certezas, e que está sempre pronta a cuidar.
À minha comunidade. À comunidade de Sesimbra, que, como inspiração e amparo de acção, esteve sempre presente junto de mim: Aos docentes, alunos e Sara na nossa Universidade Sénior, aos parceiros institucionais e particulares nos projectos, a todos os que se envolveram nas acções.
Por fim, um agradecimento final:
A todos os meus amigos e amigas que acompanharam este Ano; nem muito nem poucos, foram simplesmente, e meritoriamente, os essenciais.
À minha família, o esteio dos meses e a vivência da responsabilidade e da capacidade de levar esta dedicação até hoje.
À Sónia, Catarina e Rodrigo. Estiveram cá todos os meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos. Obrigado.

Agora.
Agora que nos aproximamos do crepúsculo deste Ano Rotário, não digo adeus; digo, agradecido, até à próxima.
Fecho os armários da programação, arrumo as ferramentas da acção, regresso a casa com o sentimento de que a nossa entrega, voluntária, e não o nosso dever, está realizada e a missão cumprida.
Para o próximo Ano, desejo sinceramente que seja melhor do que eu aspirei, preparei e realizei neste meu, e nosso, Ano Rotário.
Regresso a casa.

Um ano termina. Outro começa.
Começa com o 20.º aniversário do nosso clube...
20 anos de dedicação... 20 anos de confiança... 20 anos de acção... 20 anos de Rotary.
Hoje, tenho a convicção que nestes 20 anos estivemos sempre presentes junto de quem precisou.
Pelo Clube já passaram muitos companheiros e companheiras, alguns, hoje aqui presentes; e mais hão-de passar e continuar a meritória acção do Rotary Club de Sesimbra, em Rotary e junto da Comunidade.
Para todos. Acreditem que é possível, e tornem esse crer realidade.
Celebremos rotary.

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.
1) É a VERDADE!
2) É JUSTO para todos!
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES!
4) Será BENÉFICO para todos!

Até à próxima.

Luís Ferreira
Rotary Club de Sesimbra
Presidente Ano Rotário 2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário