ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

terça-feira, 31 de maio de 2011

Exposição «Soldadinhos. Memórias da Infância e Momentos da História».


O Rotary Club de Sesimbra assinala o Dia Mundial da Criança com uma exposição sobre soldadinhos e miniaturas, despertando o imaginário de todos nós na imagem do soldadinho de chumbo, do conto para a realidade, e que hoje o modelismo perpetua, ao mesmo tempo que relembramos o momento histórico que cada figura representa.




O lema do actual Ano Rotário 2010/2011, «Fortalecer Comunidades – Unir Continentes», dedica três das suas ênfases à Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos, à Educação Básica e Alfabetização, e aos Programas para a Juventude. Todas acentuam o envolvimento de cada um de nós na criação de pontes de diálogo que unam continentes e fortaleçam as nossas comunidades, onde as crianças são uma Esperança que torna esta vontade em certeza.







A exposição constitui-se a partir de quatro colecções particulares, de quem também já foi criança, e que ainda hoje consegue manter esse espírito traquina. As colecções são de Luís Ferreira, João Nascimento e Vítor Mestre.








No mês dedicado à criança, com o Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional das Crianças Vitimas de Agressão e o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, também se assinalam as datas históricas do dia D/Desembarque na Normandia e do dia Mundial da Carta das Nações Unidas; neste mês, o Rotary Club de Sesimbra apela a todas as recordações de criança ainda presente em cada um de nós, para as vivenciarmos com as crianças de hoje.










Biblioteca Municipal de Sesimbra Átrio - Piso 0
Entre 31 de Maio e 11 de Junho
De 3.ª a 6.ª feiras, das 09.30 às 19.00 h
Sábados, das 10.00 às 18.00 horas





Palestra “RYLA Distrito Rotário 1960 - 2010/2011 | RYLA Ibérico”.


No dia 30 de Maio realizou-se mais uma palestra no nosso clube, desta vez uma palestra que para o Rotary Club de Sesimbra teve um carinho muito especial, pois nela o jovem André Quaresma, nosso representante no RYLA 2010/2011 do Distrito 1960, nos apresentou a sua experiência nesta RYLA Ibérico.


Este Ano, o RYLA decorreu entre 16 e 21 de Abril, em Beja, sendo o primeiro RYLA Ibérico promovido em parceria pelos vários Clubes Rotários do INROT 6 (Castelo Branco, Portalegre, Évora, Mérida, Cáceres e Badajoz).





Nesta RYLA, o André em conjunto com vários, e várias, jovens pode explorar alguns dos princípios que regem, ao longo de mais de um século de existência, o movimento rotário em todo o mundo, de entre vários destacam-se:
- Demonstrar o respeito e preocupação do Rotary com a Juventude;
- Promover a preparação dos jovens e líderes em potencial;
- Incentivar os jovens a liderar outros jovens;
- Reconhecer publicamente os jovens que prestam serviço à comunidade.





Subsídio Equivalente. Constituição de Banco de Apoio com Equipamento Ortopédico.

No dia 19 de Maio recebemos a confirmação, através da Humanitarian Grants Program Staff da Rotary Foundation – Rotary International, que o relatório final respeitante ao Subsídio Equivalente apresentado pelo Clube foi aprovado; concluiu-se assim este Matching Grant destinado à aquisição de equipamento ortopédico para constituição de um banco de apoio gratuito para pessoas e famílias carenciadas no município de Sesimbra.


Este projecto foi constituído pelo Rotary Club de Sesimbra (DR 1960-Portugal) enquanto patrocinador local, e pelo Rotary Club Franca-Imperador (DR 4540-Brasil) enquanto patrocinador internacional, e no mesmo foi também estabelecida uma parceria que envolveu o apoio financeiro da empresa Dagol (Sesimbra) e logístico da Câmara Municipal de Sesimbra.
Os equipamentos foram adquiridos com o apoio da ONG Agape Foundation (Suécia), que os entregou em Portugal, sendo posteriormente elaborado um protocolo entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Centros de Saúde de Seixal-Sesimbra, para a gestão deste banco de apoio, o qual fica à disposição de todos os que tem menores capacidade de mobilidade mas maiores limitações financeiras.


Os rotários participaram neste projecto em três fases:
1.ª. Angariação de financiamento para apoio ao projecto, seja de parceiros locais seja de fundos associados ao Rotary.
2.ª. Programação logística, com o arranjo de espaço e posterior manutenção dos equipamentos junto da Câmara Municipal, e preparação Logistica com a autarquia para vinda do material para Portugal.
3.ª. Criação de condições para a futura gestão, com a elaboração de protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Sesimbra e o Centro de Saúde de Sesimbra, para gestão desta base de apoio.



A criação deste banco de apoios técnicos estruturou uma base de apoio, não só na área da saúde, mas também no apoio social aos mais carenciados, apostando na inclusão das pessoas com mobilidade reduzida e em melhores cuidados paliativos, contribuindo de forma positiva para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas. Através do Protocolo estabelecido entre a Autarquia e o ACES Seixal-Sesimbra, espera-se que este banco de apoio funcione nos próximos anos cumprindo os objectivos a que se propõe, e ao mesmo tempo, potencializando o aumento do numero de equipamentos disponíveis pelo seu alargamento a outros parceiros e maior capacidade de chegar às pessoas e famílias mais carenciadas.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Palestra “Expedição solidária a Marrocos em UMM”.


No dia 16 de Maio realizou-se mais uma palestra, incluída no ciclo de encontros que o Rotary Club de Sesimbra tem dinamizado durante este ano rotário, desta vez proferida pelo companheiro Carlos Sargedas (Rotary Club de Sesimbra) e sob o tema “Expedição solidária a Marrocos em UMMO”.



A palestra decorreu no mesmo dia em que concretizámos o projecto “O mundo da criança num livro”, com o qual o nosso Clube apoiou com brinquedos, livros e mobiliário, os espaços de saúde materno-infantil do nosso concelho. Ambas as acções demonstram que Fortalecer Comunidades e Unir Continentes, mais que um lema, foi uma meta que todos nós nos dedicamos durante este ano a concretizar.


A apresentação do nosso companheiro Carlos Sargedas assentou sobretudo na sua experiência enquanto um dos participantes da expedição solidária a Marrocos, que no passado mês de Abril, durante 12 dias, percorreu o limiar do grande deserto do Sahara levando sorrisos e esperança a várias dezenas de crianças e suas comunidades.
Dois dos grandes marcos desta expedição foram o apoio à escola de M Habib, onde foi montado um parque infantil e entregue material escolar, e a visita realizada a outra escola no meio do deserto, onde também foram entregues materiais escolares e brinquedos, os quais, fizeram a alegria de todas as crianças que estudam e vivem em condições bem difíceis.

























Este projecto, organizado pela SP-Team de Barcelos, contou com vários apoios na nossa comunidade, nos quais, o Rotary Club de Sesimbra se integrou; particular menção também ao acompanhamento promovido a toda a expedição por alguns órgãos da nossa comunicação social, que assim, perpetuaram junto de Sesimbra todo o empenho humanitário desta expedição em Marrocos.




À equipe da SP-Team, e muito particularmente ao Carlos Sargedas, nosso companheiro, um sentido agradecimento pelo empenho a audácia para que, nos dias que correm cheios de dificuldade, a palavra “apoiar” não seja vã, e esse apoio seja possível de realizar junto da nossa casa, mas também, junto daqueles que convivem com o limiar da vida, no presente, na fronteira do deserto em Marrocos.