ROTARY CLUB SESIMBRA

BAÍA DE SESIMBRA

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visita da Equipe IGE - DR 9465 a Sesimbra.


Desde a chuvosa noite de 29 de Abril, que a equipe IGE 9465 esteve em Sesimbra na sua visita ao Grupo 12 e ao Rotary Club de Sesimbra.
Esta visita foi programada, sob coordenação do nosso governador assistente, e preparada em parceria entre o nosso Clube e o Rotary Club de Setúbal e o Rotary Club de Setúbal-Sado.
Nessa noite, a equipe teve oportunidade de descansar um pouco, até bem durante a manhã do dia seguinte, Sábado.
Na tarde de Sábado, participaram connosco na cerimónia solene de entrega de Bolsas de Estudo, vivenciando uma actividade rotária do nosso Clube, uma pela qual, temos dedicado carinho. No resto do dia e noite, foi o momento para confraternização e descanso, aproveitando o team leader e os team members para explorar o arraial que no momento a nossa vila acolhe, por ocasião das festas em honra do Sr. Jesus das chagas, o padroeiro da nossa comunidade piscatória.





No Domingo foi o dia de visita a vários locais e pontos de interesse do nosso concelho, visitamos os trilhos de pegadas de dinossáurios da Sr.ª da Mua e dos Lagosteiros (Cabo Espichel), num percurso pedestre também acompanhado por familiares e por dois membros da nossa equipe IGE, a Filipa (R.C.Sesimbra) e o Pedro (R.C.Algés), seguindo depois para o santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.









Almoçamos no Moinho do Outeiro, onde a Equipe pôde se dedicar a conhecer os aspectos mais típicos da vida tradicional do moleiro e ver como funciona o moinho, de onde veio a farinha utilizada para criar o pão que havíamos almoçado.





Seguimos depois para a Lagoa de Albufeira, Castelo de Sesimbra, onde visitamos a torre de menagem, o local mais alto do nosso concelho, e terminámos o nosso périplo no Porto de Abrigo. Durante a noite, de repouso, foram também desfrutados momentos de convívio.



Na Segunda-feira, o dia escolhido para as visitas profissionais, visitámos a biblioteca Municipal de Sesimbra para conhecer a exposição que ilustra o projecto "Falar de...", um projecto com cinco anos e que se dedica a, em parceria com várias instituições do nosso município, apoiar crianças e famílias a falar e resolver problemas mais complicados no seu dia-a-dia.


Seguimos depois para a Escola Secundária de Sampaio, onde uma equipe de docentes e de membros do conselho directo nos recebeu, e onde, para além de apresentarem o modelo de educação no nosso país, acompanharam-nos numa visita a uma aula de físico-química, onde os membros da Equipe puderam inter-agir com os alunos e com eles realizar algumas experiências científicas.
Continuou a visita na Policotovia, onde nos apresentarem alguns dos seus serviços de saúde e algumas das principais áreas em que baseiam a sua actividade profissional, também na área da saúde junto da comunidade.
Por fim seguimos para a Sesimbra FM, onde para além de a Equipe conhecer esta rádio e o jornal local, "Jornal de Sesimbra", participaram como actores principais num programa em directo, e para eles preparado, e durante largos minutos, foram os responsáveis pela selecção musical e entrevistas.







Após o almoço, a equipe seguiu no período da tarde para Azeitão e visitou a Arrábida.
A noite de Segunda-feira foi também o momento de os receber no nosso jantar festivo, em sua honra, que reuniu vários comp.os e comp.as, amigos e amigas, com o intuito, alcançado, de estreitar amizade com estes membros.


Na Terça-feira de manhã, a equipe seguiu com os nossos comp.o/as numa visita de barco pela orla costeira marítima da Arrábida, tendo tempo para mergulhar na zona do Portinho e realizar algumas actividades de canoagem. Após o almoço, com o nosso tradicional peixe assado, foi o momento da partida até junto de outros comp.os e comp.as, até ao próximo clube rotário.




Foi um fim-de-semana muito preenchido para nós, não só por recebermos esta singular Equipe, mas também por no nosso Clube podermos assistir, em primeira mão e em viva pessoa, ao real valor que tem o IGE, um programa rotário que desde 2005 temos o prazer de participar por diversas vezes, e em todas as participações, quer enviando representantes quer acolhendo as equipes, sentimos que o nosso Clube se vai fortalecendo no espírito e na vivência rotária.
Para o Malcolm, o Michael, a Gemma, a Kate, a Andrea e a Billie, a vossa presença foi momento muito importante para nós, e aqui o nosso presidente tem de facto uma palavra muito especial, pois também ele foi membro da Equipe IGE do nosso distrito no ano de 2005, o ano do centenário.
Para estes nossos amigos e amigas da Austrália, a continuação de uma boa viagem por Portugal. Foi muito bom ter estado convosco, e no momento que saíram, já deixavam em todos nós muitas saudades. Mas lá nos encontraremos na Conferência em Alcobaça, e depois disso, por certo em muitos outros lugares no mundo onde as nossas e as vossas felizes recordações nos levarem.


For Malcolm, Michael, Gemma, Kate, Andrea and Billie, your presence was a very important moment to us, and here our President has a very special feeling, has he was a member of our team IGE district in 2005, the centennial year.
For our friends from Australia, pleasent thoughts for the continuation of this good trip by Portugal. It was great to have them, and when they left, already left in all of us missed. But we will find ourselves with them in the Alcobaça’s Conference, and after that, certainly in many other places in the world where our's and there’s happy memories, would carry us all.

1 comentário:

  1. Queremos manifestar o nosso reconhecimento e satisfação pela magnifica reportagem que esse Clube efectuou sobre a visita do IGE da Austrália ao vosso Clube.
    Parabens
    Rotary Club de Mafra
    Comissão Relações Publicas/Comunicação

    ResponderEliminar